Polícia Civil identifica suspeito de comercializar terra dentro do Parque Uru-Eu-Wau-Wau em Campo Novo




A Polícia Civil do Estado de Rondônia realizou nos últimos meses um grande trabalho investigativo para identificar o suspeito de comandar um desmatamento e lotear áreas de um parque de proteção ambiental em Campo Novo de Rondônia (RO), município a 350 quilômetros de Porto Velho. De acordo com informações policiais, o homem de 40 anos preso na operação desta segunda-feira (14/08), é um dos maiores invasores de terra do Estado e manipula um grupo a realizar a prática criminosa.

Uma operação integrada da Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Polícia Ambiental, Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) garantiu a prisão do principal articular da associação criminosa responsável por desmatar e lotear áreas dentro das unidades de conservações do Parque Estadual Guajará-Mirim, Parque Nacional Pacaás Novos e Parque Uru-Eu-Wau-Wau. Cerca de 60 pessoas, entre policiais e agentes dos demais órgãos participaram da Operação.

O acusado de organizar os desmatamentos foi encontrado próximo a um acampamento dentro da floresta. De acordo com o ICMBio, o homem vendia cada lote pelo valor de R$ 1 mil e ele já havia negociado cerca de 500 lotes em meio a área de preservação.

O Delegado da Polícia Civil responsável por parte da operação, Roberto Santos, revela que o suspeito seria um dos líderes da organização criminosa. “Ele seria a pessoa que manda e desmanda na localidade, além de dizer como é que são feitas as divisões dos lotes e os desmatamentos”, esclarece.

Na localidade, os policiais apreenderam duas motosserras, uma espingarda de calibre 28 e outra de calibre 32 e diversas munições. O suspeito foi encaminhado até a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ariquemes. O trabalho da Polícia continua na região com objetivo de combater esta modalidade de crime.

Fonte:PC/RO

    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2015. Mídia Rural - Todos os Direitos Reservados
Um Projeto: Du Pessoa© Web Sites e Marketing Digital (69) 9366 7066 WhatsApp* | www.dupessoa.com.br