Após 6 dias, fogo que destruiu 12 mil hectares é extinto em parque de Novo Santo Antônio





Depois de seis dias em combate, o Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir o incêndio que atingia o Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25) pelo comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Paulo André Barroso.

O incêndio foi identificado no último dia 18 e destruiu, aproximadamente, 12 mil hectares da área, considerada a maior unidade de conservação de Mato Grosso. O tamanho da área destruída equivale a 5% do total do parque.

Segundo o BEA, as equipes de emergências conseguiram extinguir por completo as chamas que estavam na reserva. As equipes percorreram 2,7 mil quilômetros dentro do parque. Uma aeronave, equipada para combate em incêndios florestais, arremessou 110 mil litros de água. O monitoramento do fogo era feito constantemente pelos bombeiros.

“O incêndio de grandes proporções foi favorecido pela quantidade de biomassa, ventos fortes, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar devido aos mais de 90 dias sem chuva na região. Essas condições tornaram complexa a operação de supressão do fogo, registrou inclusive a propagação por partículas incandescentes em nuvens convectivas de fumaça”, disse o BEA em publicação.

A operação foi feita por integrantes do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de bombeiros, ONG Aliança da Terra, Secretaria de Meio Ambiente e da Prefeitura de Novo Santo Antônio.

O parque

O Parque Estadual do Araguaia é uma das maiores unidades de conservação de Mato Grosso, com 230 mil hectares, conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A reserva fica no município de Novo Santo Antônio e tem vegetação predominante composta de cerrado.

Devido ao encontro entre os rios Araguaia e das Mores, formando o ‘Pantanal do Araguaia’, que durante o período de chuvas permanece meses alagado, as águas servem de berçário a diversas espécies de animais, entre elas, o peixe pirarucu, que está em extinção.



fonte agencia da noticia
    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br