Após quase 10 anos, Nova Xavantina anuncia reabertura de frigorífico.



Uma boa notícia para o Vale do Araguaia: a unidade frigorífica de Nova Xavantina retomará as suas atividades nos próximos dias, conforme informou o presidente da Câmara Municipal, Manoel Branquinho. No final do ano passado, o representante do grupo IFC, Silvio César Alves, iniciou a seleção dos funcionários para retomar a operação da unidade fechada em 2008, decorrente da crise que assolou o setor em 2008, fechando quatro dos seis maiores frigoríficos do Araguaia. De acordo com o vereador, a crise começa a ser superada e novos horizontes se abrem para a comunidade do leste do estado. 

Quando do fechamento do frigorífico de Nova Xavantina, o grupo que estava arrendando a unidade denominada Independência chegou a levar embora os equipamentos, inviabilizando mais ainda o seu retorno. O grupo IFC que ora assume a unidade é dono da planta do frigorífico e conseguiu uma válvula de escape para voltar a funcionar com a perspectiva de vender carne para fabricação de snacks de carne, principal produto de exportação da empresa para 60 países em todos os continentes. 

O vereador informou que a empresa está dando preferência para mão de obra do município. A notícia sobre a reabertura do frigorífico em Nova Xavantina ameniza um pouco a situação na cidade, após o duro golpe sofrido com a mudança do projeto original da Cluester Bioenergia levando para o distrito de Indianópolis, em Barra do Garças, a unidade que deveria ser construída no município.

Ainda sobre a crise dos frigoríficos, outra importante unidade que continua inativa e sem perspectiva para abrir é a do Margen de Barra do Garças, fechada em 2008 desempregando 400 pessoas. Existe a especulação que o grupo JSB Friboi estaria de olho na unidade para agregar valor e eliminar a concorrência na região. Outros frigoríficos permanecem paralisados, minguando a oferta de empregos na região do Araguaia. 



fonte agencia da noticia
    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018 Mídia Rural. Todos os Direitos Reservados
Du Pessoa Agência Digital (73) 9 8888 1488 WhatsApp www.dupessoa.com.br