Plantio da soja aumentou mais de 70% no Vale do Jamari, em RO



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou nesta semana que o plantio de soja aumentou 70% em 2016 nos nove municípios do Vale do Jamari, em Rondônia, se comparado ao ano anterior. O anúncio do crescimento foi feito durante o “Dia de Campo de Soja” em Ariquemes (RO).
No intuito de render ainda mais na produção deste ano, a expansão do cultivo da soja deixa os agricultores ainda animados nas oportunidades de novos negócios e ofertas de empregos no campo.
Com lavouras em três municípios da região, o jovem agricultor Fernando Di Carlos conta que o negócio de família se iniciou no Paraná, mas há oito anos resolveram apostar na produtividade da soja em Rondônia.
"Viemos para a região em busca da oportunidade do plantio e encontramos um cenário bastante favorável por possuir áreas planas que são recomendadas para a agricultura. Tem uma boa característica de logística por estarmos próximo ao porto. Todos esses fatores nos motivaram a vir para o estado e poder investir nos nossos negócios, agora estamos nos aperfeiçoando para tentar obter uma melhor produtividade a cada colheita", explica.
Dividido entre os negócios da indústria madeireira da família e a plantação de soja há nove anos, o produtor Nereu Mezzomo relata que ao longo do tempo ampliou as áreas plantadas do grão e gerou oportunidades de bons negócios e empregos no campo.
"Quanto mais se produz gera novos empregos e uma renda maior, o que contribui em grande forma para o município. A expansão da produção na região nos motiva cada vez mais para que chegue melhores técnicas. Então todo mundo ganha com isso", analisa.
Segundo a Embrapa, todo grande avanço depende de investimentos tecnológicos, conhecimento de genética e melhoramento para potencializar a produção. Para ajudar os produtores, a empresa realiza o "Dia de Campo de Soja", onde apresenta as novidades do setor da agricultura, entre elas, as novas cultivares da soja.
"Nesse desenvolvimento a gente testa vários materiais, ou seja, vários cultivares e linhagens dentro desse processo de melhoramento da plantação. Os ensaios são realizados em diversos locais para podermos identificar as cultivares com maior potencial e indicarmos aos produtores do estado", relata o pesquisador da Embrapa, Rodrigo Brogin.
Conforme os dados do levantamento de janeiro de 2017 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a soja é o principal produto agrícola do estado de Rondônia, tanto em produção, quanto em valor de produção.
Com a produção de soja em alta no Vale do Jamari, os produtores possuem motivo de sobre para investir no cultivo do grão, pois a região dispõe de terras com preços favoráveis no mercado e está próximo ao porto da capital.
Para o pesquisador da Embrapa, Vicente Godinho, um dos fatores que auxiliaram no aumento das áreas de plantação no Vale do Jamari foram os preços das terras, qu e estão levando os produtores cada vez mais para outras fronteiras.
"Por estar perto do porto, a soja aqui vale até R$ 6 a mais do que o grão colhido em Vilhena (RO), então é muito melhor produzir aqui do que nos locais mais afastados do porto", afirma.
Em Machadinho D'Oeste, a produção no município aumento mais de 200% em relação a safra de 2014/2015 com a de 2015/2016. Com todos esses fatores que ajudaram a região em subir no rankingda expansão e produção de soja, os agricultores estão entusiasmados em colocar o local na lista dos municípios que mais produzem soja no estado.
    Comente usando o Google
    Comente usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2015. Mídia Rural - Todos os Direitos Reservados
Um Projeto: Du Pessoa© Web Sites e Marketing Digital (69) 9366 7066 WhatsApp* | www.dupessoa.com.br